16 novembro, 2013

Psycho (Psicose)


Antes de ler o post, dê play neste video:


• atenção esse post contém alguns spoilers.


      Uma das maiores obras-primas do cinema com certeza é Psycho(1960), adaptado do livro de Robert Bloch e dirigido pelo "mestre do suspense" Alfred Hitchcock, o filme possui uma trama única, aclamada pela crítica e respeitada por gerações. Psycho merece todo conhecimento e notoriedade que possui, e a diversidade de elementos faz com que ele seja um dos melhores filmes de todos os tempos. A trama começa com a secretária Marion Crane (Janet Leigh), uma mulher ambiciosa, porém infeliz não gosta de seu emprego e é frustrada em seu romance com Sam Loomis (John Gavin). Apesar de sua vida não ser boa, Marion almeja mudar de situação, mas trabalhando na imobiliária e ganhando pouco ela não é capaz de realizar seus desejos. Um certo dia Crane é encarregada de depositar no banco 40 mil dólares para seu patrão, mas ao invés de fazer isso ela rouba esse dinheiro e foge da cidade sem contar nada a ninguém.





Marion Crane

   Após 36 horas de seu roubo Marion fica exausta de tanto dirigir e um pouco paranoica. Então começa uma chuva e ela decide parar para descansar no Bates Motel, um motel vago e meio falido, lá ela conhece Norman Bates (Anthony Perkins), um rapaz simpático mas estranho e quieto, muito dominado pela mãe. Marion faz o check-in, e é convidada para jantar com Norman e sua mãe. Porém algum tempo depois ela escuta os dois tendo uma briga e não vai ao seu encontro.
Norman Bates
    Norman então decide levar comida para Marion e os dois conversam, Norman depois vai embora e Crane vai tomar um banho. É nesse momento em que acontece uma das cenas mais famosas da história do cinema : Marion Crane é esfaqueada até a morte por uma figura misteriosa.


    Norman acreditando ser sua mãe a autora do crime esconde o corpo. Enquanto isso a irmã de Marion, Lila Crane (Vera miles), Sam loomis e o detetive Arbogast (Martin Balsam) continuam numa incessante busca por ela. Em certo momento o detetive vai a procura sozinho e acaba encontrando pistas que o levam ao Bates Motel, contudo lá ele é assassinado .
Sam Loomis e Lila Crane
    Ao mesmo tempo Lila e Sam ficam preocupados com Aborgast e pedem ajuda ao xerife da região, esse porém lhes faz uma revelação surpreendente. Os dois então, cheios de dúvidas e preocupados continuam com suas buscas e chegam ao Motel, e acabam descobrindo fatos impressionantes, fatos que marcam esse filme e torna ainda mais brilhante. 
    É válido ressaltar que muitos fatores colaboram para que Psycho seja o sucesso que ele é. Dentre eles estão : o ótimo roteiro de Joseph Stephano, que é muito bem explorado e feito, a perfeita trilha sonora de Bernard Herrmann, atuações esplêndidas (em especial de Anthony e Janet), e a direção única e excepcional de Hitchcock, que explora o melhor de seus atores ,da trama e de suas ideias. O filme é em preto & branco, apesar de que naquela época o cinema colorido já estar funcionando, e esse tons mais primários deram ao filme um "ar" mais misterioso e sombrio. Outro fato brilhante é a forma como a sonoridade encaixou-se de uma forma tão correta no filme todo, por exemplo na cena do chuveiro a música sincronizou com a cena de uma maneira tão harmônica que a tornou uma das mais conhecidas. Enfim, com todos esses elementos Psycho é um filme perfeito, ou quase perfeito, uma obra-prima para o cinema, uma obra psicológica que envolve o telespectador até o fim, o emociona e não o decepciona em momento algum.




• Se você gosta de psycho provavelmente irá gostar de :

Hitchcock (2012)- 

Filme que conta os bastidores de psycho, a relação de hitchcock com sua esposa, Alma Reville, e um pouco de sua vida. Elenco : Anthony hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson, Jessica Biel, James D'arcy e outros .



Bates motel(2013)- 

Série que conta a vida de Norman Bates e sua mãe antes dos eventos retratados em psycho. É exibido pela rede A&E nos Estados Unidos, e pela Universal Channel no Brasil. Elenco : Vera Formiga, Freddie Highmore, Olivia Cooke.

Unknown Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário